Qualquer um no início com o mundo do trabalho vai atender o temido Perdão Paradoxo: você não consegue encontrar um emprego sem ter experiência, mas você não pode ganhar qualquer experiência sem um emprego.

É um paradoxo clássico como o amarelinho, que é assustador e parece praticamente impossível de superar.Ou quase. Nossas 11 dicas para conseguir um emprego sem ter experiência podem ajudá-lo a mudar as coisas em um período de tempo bastante razoável (procurar um emprego nunca é rápido!).

Aprontar

Siga cursos, participe de oficinas, receba certificados e diplomas e, se necessário, obtenha um diploma. Isso não apenas ajudará você a adquirir habilidades relacionadas ao trabalho, mas também demonstrará sua dedicação e comprometimento. Além disso, a partir de professores e colegas de turma é uma ótima maneira de criar e expandir sua rede.

Comece a trabalhar (para o seu sucesso)

Outra maneira de fazer alguma experiência em uma área específica é trabalhar enquanto é pago pouco ou nada; Não parece muito estimulante, mas, pessoal, pode ajudá-lo a abrir qualquer tipo de porta: você pode ser voluntário, estágio ou freelance para obter um treinamento prático.

Comece a trabalhar

Dependendo da carreira que você almeja, contribuir para um blog ou abrir o próprio blog pode ser uma boa ideia para mostrar sua paixão e seu talento. Resumindo: preencha seu currículo e seu portfólio com projetos relevantes que você faz em período parcial, nos fins de semana ou durante os intervalos da aula.

Cuide da rede

Uma maneira prática de encontrar um emprego é ser recomendada ou conhecer um amigo de um amigo. Para que isso aconteça, você precisa criar e nutrir sua rede, tanto on-line quanto off-line: certifique-se de que as pessoas saibam que tipo de carreira você está procurando e prepare um discurso de apresentação, um currículo atualizado e um excelente perfil do Linkedin. é claro.

Desenhar!

Hora de tomar uma caneta e papel e desenhar um diagrama de Venn bom pode ajudá-lo a projetar o caminho para o sucesso: Faça uma lista de todas as habilidades, experiência e traços de personalidade que você precisa para o seu próximo trabalho.

Em seguida, adicione habilidades, experiências e traços de personalidade que você já possui e veja onde os dois conjuntos se cruzam. Você pode usá-lo como referência para entender o que precisa melhorar e o que pode destacar em seu currículo e na carta de motivação.

Torne-se um especialista em seu campo

Aprenda tudo o que há para saber sobre a indústria e o cargo. Isto não só irá prepará-lo para a sua carreira, mas também irá ajudá-lo quando você fizer networking e entrevistas de seleção.

Para se tornar especialista em seu campo, participe dos fóruns, leia blogs e participe de grupos on-line e off-line. Verifique também se você conhece alguns nomes-chave do setor: on-line, off-line; a nível local, nacional e até internacional.

Pedir opiniões de pessoas

As pessoas adoram dar conselhos e serem vistos como especialistas ou especialistas em um determinado campo. Depois de conhecer os nomes dos profissionais que você admira e da carreira que deseja, tente entrar em contato com eles: on-line ou, se gostar do estilo “old school”, com uma nota manuscrita, por exemplo.

Pedir opiniões de pessoas

Uma boa maneira de fazer as pessoas se sentirem importantes e apreciadas é perguntar quais são os próximos passos que elas recomendam que você faça. Não basta enviar muitos e-mails com seu currículo: todos têm muito o que fazer e as caixas de entrada estão cheias. Sempre estabeleça um contato antes de pedir conselhos ou até favores.